Guru-Parampara

Guru-Parampara
No princípio, eu costumava pensar que ‘agora, estão pedindo que me renda a um Vaishnava, mas chegará o dia em que o anseio interior de meu coração por uma conexão direta com Krishna será satisfeito’. Mas, com o passar do tempo, cheguei à realização de que o Vaishnava é tudo!” (Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como Ver Sri Guru



            (Do livro “O Céu Consciente”)


Devoto:  No que se refere ao Guru e ao discípulo, muitas vezes ouvimos que, se o discípulo não tiver êxito em tornar-se um devoto completamente puro nesta vida, então o Guru retornará aceitando outro nascimento.  Mas o Guru pessoalmente aceita outro nascimento?

Srila Sridhar Maharaj:  O relacionamento deve continuar. Seja que aquela alma em particular delegada como Guru numa vida anterior virá pessoalmente –seja ele novamente enviado ou não– não há garantias disso; mas, em qualquer circunstância, o discípulo manterá sua consciência daquela conexão elevada. Ele a reconhecerá exatamente como foi nos estágios anteriores, ainda que possa encontrar-se numa forma diferente.  Não será um desconhecido para ele.  E ele também perceberá que, "eu não sou um desconhecido para meu mestre".  Mas a forma externa do Guru pode não ser semelhante.  

Suponha que o discípulo aceita seu próximo nascimento num pais em particular ou numa seita em particular.  O Guru também poderá aparecer num país em particular ou numa seita em particular. Contudo, pode não acontecer de o discípulo novamente vir na mesma posição de antes.  E também poderá não acontecer de o Guru vir como ele o fez antes, naquela posição fixa.  Mas eles serão capazes de reconhecer um ao outro. O Guru saberá a respeito da vida anterior do discípulo e o discípulo também pensará que, "Ele sabe tudo a meu respeito". Devemos olhar para nosso Guru Maharaj com uma visão tão ampla assim.  Portanto, gurutattva significa que ésaksadd haritvena: não é somente a pessoa, mas é a pessoa e algo mais.  E esse arranjo é feito pelo Senhor ou Suasvarupasakti.  Mas qualquer que seja a circunstância externa, não haverá perturbação para o discípulo no que se refere ao seu caminho.

Devoto: Não sei se isso é correto, mas ouvi dizer que se o discípulo não for exitoso espiritualmente então o Guru não poderá retornar ao Supremo mas terá de permanecer neste universo.  Ele não pode retornar a Krishna até que o discípulo possa ir também.

Srila Sridhar Maharaj:  Se esse for o caso, então nenhum Guru jamais poderá retornar a Krishna em tempo algum, pois o discípulo continuará sempre avançando, portanto não chegará a um resultado final em nenhum momento de sua existência.  Não podemos pensar que isso seja assim. Algumas vezes, ele mesmo poderá ser o enviado, ou outros também poderão ser enviados em tal caso. Mas a instrução interior e o sentimento e a parafernália internos serão tais que em nenhuma circunstância o discípulo terá problemas. O funcionário pode mudar, mas a função continuará suavemente. Assim, o Guru pode retornar – o nama-guru, mantra-guru, sannyasa-guru – todos eles são Gurus, mas devemos reconhecer que há algo de semelhante neles, e aqui recebemos uma afirmação a respeito do aspecto ontológico do Guru:  saksad dharitvena samasta – "Eu mesmo apareço como o Guru, quem é simultânea e inconcebivelmente uno coMigo e diferente de Mim".

Krishna diz: acharyam mam vijaniyat: "Você deve procurar por Mim lá. Eu estou lá. Eu sou seu Guru. Com Meus diferentes tipos de shakti, pelo recrutamento dos jivas ou por qualquer outro meio, Minha função é elevar você até um lugar diferente.  Em cada caso, Eu estou lá.  Eu estou lá em Minha Madhura-rasa shakti, ou Sakhya-rasa shakti, em Minha Vatsalya-rasa shakti, Dasya-rasa shakti e também de um modo geral". 

Algumas vezes, a pessoa poderá ser recrutada pela Ramanuja Sampradaya e, então, ser convertida a se unir à Krishna Sampradaya, à Gaudiya Sampradaya.  Isso também é possível.  Devemos lembrar do elo eterno.

DESDOBRAMENTO DIVINO

Devoto: Então, dizer que o próprio Guru retornará pessoalmente é uma concepção mundana, uma concepção errada?

Srila Sridhar Maharaj: Sim. O fio principal encontra-se lá, mas nem sempre aparecerá na mesma forma. Ainda que se possa dizer aos principiantes que "ele retornará", em última análise, encontramos que um discípulo pode até mesmo ser transferido para outra seção, e depois a outra seção, para que possa gradualmente atingir seu destino. Poderá ocorrer a mudança departamental, conforme o desdobramento de sua necessidade interior. E ele sempre perceberá seu Guru de maneiras sempre novas. À primeira vista, ele percebeu seu Guru como sendo de um tipo; então, novamente e ao progredir, ele verá o mesmo Guru de outra maneira, e, consequentemente, encontrará outra nova característica em seu Gurudeva. O discípulo sentirá que: "Eu não conseguia detectar muita coisa em meu Guru no início. Eu o via de um modo particular, mas, agora, eu descobri que ele é algo mais, e, depois, que ele é mais ainda".  Desse modo, existe um desdobramento divino.

Neste mundo, existe o desdobramento e, no mundo superior, também existe desdobramento.  Assim, avesa… o Guru é algo assim como shaktiavesa.  Existe o shaktiavesa como "contingência do acaso", nomeado conforme um tempo, lugar e circunstâncias particulares, e existe também o shaktyavesapermanente; mas, em todos os casos e conforme a necessidade da situação e ainda pelo desígnio divino do Senhor, o discípulo será conectado e não sentirá nenhuma desconfiança, pois trata-se da presença interior.  Ele saciará a sede de progresso pleno de seu coração. Ocorrerá o desdobramento divino dentro de seu coração, e, mais uma vez, ele sentirá uma nova sede. E quem saciará essa nova sede? Seu Guru. A nova sede será saciada por seu Guru, e ele não terá qualquer sentimento de falta de escrúpulos ou de qualquer outra coisa. À medida em que sua sede interna estiver sendo satisfeita, ele sentirá que: "Aqui está meu Gurudeva".

Onde quer que haja desdobramento –desdobramento gradual e plena atenção dada a isso– então, poderemos compreender que o Guru existe a partir de uma dimensão superior. Gurudeva é meu guia. À medida em que progrido, terei necessidade de orientações de variados tipos. Precisarei de orientação sempre nova e meu progresso me levará a diferentes lugares e de lá virá mais uma vez um novo tipo de    orientação, uma nova vida. É desse modo que a vida dinâmica progride, e o fio principal encontra-se lá: raso vai sah – o rasa puro, o êxtase puro. E o âmago de meu coração aprovará: "Sim, eu quero isso. Este é meu destino; esta é minha fortuna". De outro modo, se algum madhyama-adhikari for nomeado para ser Guru e aceitar muitos discípulos e se tiver de retornar repetidamente, então, ele nunca poderá ingressar em nityalila(nos passatempos eternos de Krishna). Mas isso não pode ocorrer. De qualquer modo, aquele que estiver conectado a um Guru genuíno ficará satisfeito, pois o Senhor encontra-Se presente nele.

Assim, quando Krishna diz: acharyam mam vijaniyan  ("Eu sou o mestre espiritual"), isso não é algo apenas nominal; tem um propósito muito específico:

acharyam mam vijaniyan, navamanyeta karhicit
na martya buddhyasuyeta, sarva devamayo guruh
                        (Bha. 11.17.27)

Krishna diz: "Não tente limitar o Acharya! Você poderá ter de se elevar a uma posição superior, mas será que você então pensará que superou o Acharya através de quem você recebeu sua instrução inicial na vida espiritual? Não, navamanyeta– não pense que há menos nele, não o considere como situado numa posição inferior. Navamanyeta –Eu Mesmo estava lá! Eu estava lá em seu professor primário, em seu professor de "nível universitário" e também Me encontro em seu "professor de pós-graduação"!  Então, navamanyeta, não olhe apenas para o exterior. Eu Mesmo sou seu guia em diferentes formas. Sou Eu".

Sarva devamayo guruh: o Acharya possui características mais amplas do que as do Vaishnava comum em geral. Krishna diz:  "Eu Me encontro lá para você". E mayanukulena nabhasvateritam– "Eu estou dando Meu suporte a tantos Acharyas.  Existem tantos Acharyas e Eu estou trabalhando através deles. Os Acharyas são como timoneiros dentro de muitos barcos diferentes e Eu sou o vento favorável ajudando o progresso desses barcos. Portanto, não limite o Acharya –tente vê-lo no mesmo nível que a Mim".

MENTE UNIVERSAL, SUPORTE ABSOLUTO

Devoto:  Em seu significado do Srimad-Bhagavatam, (4.12.33),  Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada escreveu algo em conexão com a história de Dhruva Maharaj.  Ele disse que Dhruva Maharaj era um devoto muito poderoso e podia levar a sua mãe de volta ao Supremo, e logo ele escreveu que: "Se um de meus discípulos se tornar espiritualmente tão forte quanto Dhruva Maharaj, então poderá me levar de volta ao Supremo". Esta parece ser uma afirmativa muito misteriosa.  

Srila Sridhar Maharaj:  A mãe de Dhruva foi seu Guru, seuvartma-pradarsaka-guru, seu primeiro guia, assim como Chintamani o foi no caso de Bilvamangala Thakura. Através de Chintamani, essa função de Krishna como o Acharya, veio na forma de vartma-pradarsaka, e, do mesmo modo, Dhruva foi inicialmente inspirado por sua mãe; suas primeiras instruções espirituais vieram por meio dela. Em seguida, ele recebeu orientação de Narada, e, nisso, devido a seu bhajana, ele alcançou o próximo estágio, e então mais uma vez pôde avançar mais. Mas sua mãe foi seu vartma-pradarsaka-guru, e, contudo, ela estava aparentemente ficando para trás.  

O vartma-pradarsaka-guru é aquele que primeiro inicia okanistha-adhikara bhakta no caminho espiritual progressivo. Contudo, devemos considerar as vidas passadas de Dhruva e de sua mãe. Em sua vida passada, Dhruva progredira mais, mas, então, nessa vida, o Senhor fez os arranjos para que sua mãe o iniciasse na direção correta. Em seguida, ele adotou o caminho de bhajan. Ambos tiveram vidas anteriores de progresso no rumo apropriado, mas, algumas vezes, pode acontecer de um professor primário ter um estudante que é um erudito extraordinário.

Lembro que em meus tempos de escola estudamos na aula de história um caso em relação ao famoso estadista Edmund Burke e as leis de cobrança de impostos que passaram pelo Parlamento na época da Guerra Revolucionária Americana.  Aconteceu que seu serviço foi tão apreciado que lhe foi conferido o título de "Lord", e para torná-lo um “Lord”, seu pai e logo seu avô foram recompensados também com o título de “Lord”.  O título "Lord" é descendente, mas, neste caso, foi ascendente! O neto recebeu o reconhecimento como “Lord” primeiro, depois foi o pai e logo o avô. Devido à sua capacidade, o neto recebeu o título primeiro. Assim, pode acontecer que, devido a arranjos anteriores, uma pessoa menos qualificada possa no começo dar um empurrão a uma pessoa mais qualificada, e, em troca, a pessoa mais qualificada poderá ajudá-la mais adiante. Desse modo, o Guru ensinará a consciência de Deus a diferentes pessoas em diferentes lugares. Pode-se receber ajuda de diferentes direções.

Devoto:  E quando Srila Narottama Das Thakura diz: "chakhu-dana dilo yei, janme janme prabhu sei (Aquele que me concedeu o presente da visão transcendental é meu senhor, vida após vida)"?

Srila Sridhar Maharaj: Sempre que haja qualquer diferença no conselho espiritual que recebemos de diferentes direções, devemos ver o mesmo fio da meada. Entretanto,  a posição absoluta garantirá uma consideração superior do que a relativa.Tanto a consideração absoluta quanto a relativa deverão ser mantidas, porque sem essas, nenhum progresso é possível. Absoluto e relativo –ambas considerações devem caminhar lado a lado. Mas a posição absoluta detém a posição fundamental, e a posição relativa, a posição temporária, deverá ser avaliada conforme o que for apropriado ao tempo, ao lugar, à pessoa e ao propósito. Nisso, na jornada mais longa de nossas vidas e para servir ao interesse maior, sempre recebemos a verdade, a conexão do Absoluto –onde existe unidade. 

Mesmo no caso de um Guru comum do tipo inferior, o shastratambém manteve esse elo: paroksavada vedo ‘yam.  Se for exigido um certo padrão de autodisciplina tal como não comer carne ou peixes etc. daqueles que estão muito condicionados às tendências inferiores, então eles não adotarão o processo; mas a política é fazer com que adotem o processo, portanto são concedidas algumas autorizações.  Para um tipo particular de discípulo haverá um Guru correspondente e um shastraapropriado, com a esperança de que eles adotarão o caminho do progresso. Os shastras são tão generosos em chegar à sessão inferior e o Guru correspondente também está presente lá.  Guru similar, shastra similar e sadhu similar –todos se estendem ao plano inferior para elevar as almas condicionadas pelo processo gradual.

E o shastra tem em mente que, nesse processo gradual, deve haver alguma provisão especial, caso contrário, muitos o abandonarão. Essa mente universal existe, e os risis bem como os Gurus correspondentes têm esse tipo de consciência em mente ao prepararam aqueles shastras. Os sadhus e osshastras chegam até a extremidade da área pecaminosa, pois, de outro modo, não haveria oportunidade para que alguém se elevasse a partir daquele nível. Mas, geralmente, os discípulos, os sadhakas, adotarão as práticas espirituais a partir de seu próprio plano –seu próprio nível de realização ou evolução interna– eles ascenderão a partir dali e, pelo caminho,  encontrarão o Guru e o shastra apropriados.

É desse modo: nossa visão encontra-se dentro de um espectro particular –não podemos enxergar uma luz muito intensa, nem uma luz muito fraca. O mesmo ocorre com o som;  não podemos ouvir sons de alta frequência ou sons muito baixos.  Então, estamos trabalhando na posição relativa. Mas é dito que para podermos compreender o Todo apropriadamente devemos permanecer continuamente ligados ao fio da meada absoluto. Portanto, não subestime o Acharya.  Ainda que você possa estar vendo algumas características ordinárias nele –comer, dormir– não o subestime! Caso contrário, o perdedor será você. Não devemos notar as pedras, a madeira e a espuma na água do Ganges. A água do Ganges pode purificar tudo. Qual é o elemento purificador? Seu aspecto água? Não. Existe outro aspecto e, se este for analisado, em última análise, veremos a ordem do Senhor: Ele ordena que a água do Ganges purifique. Então, o poder de purificação surge da vontade dEle; é a Sua vontade que se encontra por trás.  Deveremos esforçar-nos por encontrar o suporte absoluto em toda parte;  e, se não pudermos sacrificar a posição relativa, então teremos de ir ao plano de nirvisesa (o aspecto não diferenciado do Absoluto onde inexiste o serviço).

Existe um sistema completo que abrange Krishna e Seus Associados de diversos tipos, e queremos ter nossa conexão tanto com Shakti (a Potência) quanto com Shaktiman (o Possuidor da Potência). Nunca poderemos sacrificar qualquer um dEles, especialmente Shakti.  Por exemplo, quando Raghunatha Das Goswami diz: "Eu não quero Krishna se Radharani não estiver presente; pelo contrário, Eu quero é Radharani", então quem é Radharani?  O que Ela é? Ela é aquela que está repleta de Krishna ao grau máximo, então Das Goswami diz: "Eu quero Radharani".  Krishna está lá e, em diferentes posições relativas, Ele se aproxima de cada pessoa em particular como sendo o doce, o mais doce e o muito mais doce.  Assim, encontramos esse tipo de relatividade.

HARMONIZAR INSTRUÇÕES DA CASA SUPERIOR

Devoto: É dito que existem cinco princípios para Bhakti: associação com os devotos, cantar o Harinama, ouvir o Srimad-Bhagavatam, adorar Tulasi e residir num Dhama sagrado.  Residir no Dhama é para os devotos em geral ou somente para devotos especialmente afortunados ou mais avançados?

Srila Sridhar Maharaj: Geralmente, refere-se a devotosmadhyama-adhikari, aqueles que podem discriminar.  Oskanistha-adhikaris não são capazes de diferenciar as várias posições das diversas personalidades –quem é avançado, quem é neutro ou quem é invejoso.  Mas nosso Guru Maharaj costumava dizer às vezes que, "religião significa ajuste apropriado", e esse "ajuste apropriado" requer sambandha-jñana, conhecimento do que é o que.  Então, nosso serviço será apropriado e nossa necessidade e nosso destino serão estabelecidos a partir disso. Sanatana Goswami é o Acharyade sambhanda-jñana. "Quem eu sou? Aonde estou? O que sou eu?"  "Por que tenho problemas? Qual é o verdadeiro objetivo de minha vida?" – todas essas perguntas são respondidas, quando existe ajuste apropriado ao Absoluto e ao relativo. Nada pode ser sacrificado.

E devemos manter algo sempre em mente: não podemos investigar todo o conhecimento sutil e superior como um investigador subjetivo. Pelo contrário, a verdade descenderá para se dar a conhecer a nós de acordo com o grau de nossosaranagati, de nossa entrega. Precisamos lembrar sempre disso, caso contrário, será criado em nós algum espírito de imitação. O conhecimento do domínio superior não se encontra sob a jurisdição do intelecto e pensar assim é muito perigoso.  O intelectualismo é perigoso; fará com que pensemos que "capturamos o Infinito".  Será uma negligência à característica infinita, ao aspecto infinito do Senhor.  Ele é Adhoksaja, situa-Se além do alcance da investigação acadêmica.

Certa vez, fiz a seguinte pergunta a Prabhupada (Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur): "Srila Rupa Goswami apresenta sua explicação do Rasalila do Senhor Balarama de um modo, Srila Sanatana Goswami o explica de outro modo, e ambos obtém sua instrução de Mahaprabhu. Assim, por que existe essa diferença?" Meu Guru Maharaj respondeu: "Por que Krishna é chamado de Adhoksaja? Adhoksaja não pode ser harmonizado dentro de nosso intelecto. É achintya-bedhabheda, inconcebível e simultaneamente uno e diferente.  Ambas as explicações podem ser simultaneamente verdadeiras. Isso é achintya, o inconcebível.  Os Acharyasexplicaram que quando Baladeva está realizando o Rasa-lila, Ele na verdade está conduzindo o Rasa para Krishna em Seu coração. Externamente, Baladeva é visto participando diretamente em passatempos com as Gopis, mas, internamente, Ele está fazendo Krishna desfrutar desse Rasa.  Baladeva não é o desfrutador, Ele mesmo".  Essas são as instruções harmonizantes provenientes da casa superior, e é desse modo que deveremos harmonizar as coisas.

SATISFAÇÃO TOTAL, REALIZAÇÃO ABSOLUTA


Devoto: Maharaj, como devemos ver os diferentes animais, insetos e árvores do Dhama?

Srila Sridhar Maharaj: Eles são completamente chinmaya.  Não se encontram sob cativeiro, mas estão posando em diferentes maneiras. Existem diversos tipos de serviço e eles têm sua plena satisfação em seu próprio plano de serviço.  Assim, eles absorvem os sentimentos internos mais bemaventurados e não desejam qualquer outro. Estão plenamente satisfeitos em sua posição relativa. Em outrosrasas também, Sakhya ou Vatsalya yanra yei rasa, sei sarvottama: cada pessoa sente que: "O que eu obtive é o melhor. Obtive a melhor posição e não me preocupo em mudar para qualquer outra". Santa-rasa também é assim: existem árvores e trepadeiras, areias e tantos animais e pássaros, mas ainda existe uma diferença qualitativa entre eles. Uddhava, o devoto mais elevado de Dwaraka, aspira nascer como uma trepadeira em Vrindavan. Então, existem diferenças qualitativas dentro de santa-rasa. Em Dwaraka também existe santa-rasa; mas, depois de ter obtido um pequeno vislumbre da atmosfera do tipo de serviço executado em Vrindavana, aquele que possui o tipo mais levado de sakhya-rasa em Dwaraka (Udhava) aspira pelo serviço em santa-rasa. Isso mostra que mesmo a coisa mais elevada num lugar em particular tem sua posição relativa dentro da consideração absoluta. Ainda que a posição relativa é satisfeita ali, o absoluto sempre a ultrapassa; caso contrário, a unidade, a conexão com o todo, seria imediatamente deslocada e desorganizada.

Assim, a consideração absoluta é possível a partir de qualquer posição.  Ainda que todos os servos estão plenamente satisfeitos onde se encontram, com a sua própria posição, eles realizam a supremacia de Vrindavana. Tatastha-vichara (a consideração imparcial) está sempre presente, e, entre o relativo e o absoluto, o absoluto sempre permanece superior. Sarva-dharmam parityajya: a consideração absoluta ou "revolucionária" encontra-se firmemente estabelecida acima da relativa ou "constitucional", quando Sri Krishna diz no Bhagavad-gita (18.56) "Apenas abandone todos os dharmas, todas as considerações de deveres sociais e religiosos –até mesmo aqueles que Eu Mesmo estabeleci nas várias escrituras e descrevi aqui em Minhas instruções anteriores a você– e apenas entregue-se de todo coração a Mim". 

A consideração absoluta prevalece por toda parte. Em conexão ao Guru, Narottama Das Thakur tem seu Gurudeva Lokanatha, mas, ainda assim, ele aspira: "Quando chegará o dia em que Lokanatha me conduzirá pela mão e me guiará até Srila Rupa Goswami? Quando ele me entregará a Srila Rupa Goswami e me dará alguma ocupação naquele campo?" Nessa elevada forma de expressão, a consideração absoluta também se encontra ao fundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário