Guru-Parampara

Guru-Parampara
No princípio, eu costumava pensar que ‘agora, estão pedindo que me renda a um Vaishnava, mas chegará o dia em que o anseio interior de meu coração por uma conexão direta com Krishna será satisfeito’. Mas, com o passar do tempo, cheguei à realização de que o Vaishnava é tudo!” (Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Instruções de Srila Bhaktivinoda: Falsos Vaishnavas



Deve-se realizar grandes festivais fazendo trabalhos alegres, como viver na companhia daqueles devotados a Deus, tomar Prasadam (comida sagrada oferecida a Deus), cantar Harinama e falar sobre Hari. Deve-se saborear os significados de Rasa-Shastras, como Srimad Bhagavatam etc., com peritos em Madhura-Rasa. A respeito de boas companhias, devemos entender bem duas coisas, para que não surja nenhuma ofensa aos Vaishnavas. Sriman Mahaprabhu nos instruiu para tomar cuidado especial com isso. Devemos abandonar a companhia de pessoas com comportamento mentiroso. Há duas formas de comportamento em relação a pessoas de mente simples, serviço e honra. No caso de Vaishnavas verdadeiros, devemos manter sua companhia intimamente e servi-los corretamente. Devemos honrar todos os Vaishnavas comuns. Honra e respeito é claro que são mostrados como serviço externo. Há três tipos de falsos Vaishnavas.

(1) Aqueles que aceitam as decisões Vaishnavas como supremas, mas não são Vaishnavas.

(2) Aqueles que usam os símbolos e modos Vaishnavas mas não são Vaishnavas realmente. Contudo, respeitam os Vaishnavas.

(3) Aqueles que nasceram em famílias de preceptores Vaishnavas, usam sinais Vaishnavas e possuem vaidade, mas não são Vaishnavas verdadeiros. O verdadeiro Vaishnava é considerado na proporção em que sua devoção a Krishna se torna clara e profunda, e na medida em que pode inspirar outros e incutir-lhes poder. Se a devoção clara surgir na mente em pequena quantidade, a pessoa adquire o verdadeiro estado Vaishnava. Decidiremos sobre associação com Vaishnavas e honrar pseudo-Vaishnavas etc.. Honrar não Vaishnavas como Vaishnavas e manter sua companhia é um obstáculo no caminho da devoção. Devemos evitar as pessoas que usam sinais Vaishnavas e as que têm vaidade por serem Vaishnavas. Honrar todos os seres é uma injunção indireta dos Shastras, devemos agradá-los seguindo essa regra. Não os considere na categoria de Bhaktas. Mesmo os Vaishnavas que levam vida mundana e se tornam devotos puros, podem ser objetos da companhia de Vaishnavas puros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário