Guru-Parampara

Guru-Parampara
No princípio, eu costumava pensar que ‘agora, estão pedindo que me renda a um Vaishnava, mas chegará o dia em que o anseio interior de meu coração por uma conexão direta com Krishna será satisfeito’. Mas, com o passar do tempo, cheguei à realização de que o Vaishnava é tudo!” (Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Instruções de Srila Gurudeva: Como Obter firmeza no Seva


   

Pergunta: Ficamos atraidos à consciência de Krishna devido a uma grande alma, mas, às vezes, não a praticamos plenamente, com toda nossa energia. O que pode nos ajudar a continuar até o objetivo sem abandoná-lo no meio do caminho?
   Srila Govinda Maharaj: Esta é uma pergiunta muito boa. Muito obrigado por sua pergunta atenta. Esta pergunta não é somente sua, mas é a pergunta de todos os. Nós nos rendemos aos Pés de Lótus de Sri Krishna e tentamos prosseguir até o nosso destino, mas muitas odstruções estão surgindo em nossas vidas, e sentimos muitos distúrbios. Assim, parece que não conseguimos prosseguir rumo a nosso destino. Há dois fatores; primeiro, se nos rendemos plenamente aos Pés de Lótus de Sri Krishna, Krishna nos verá, isso é cem por cento certo. Nas escrituras está dito:
Sakrd eva prapanno yas
Tavasmiti Ca yacateabhayam sarvada tasmai
Dadamy etd vratam mama
(Sri Sri Prapanna-jivanamrtam 9.4)
   O Senhor Ramachandra falou isso sobre Bibhishana. Todos queriam expulsar Bibhishana. Bibhishana era irmão de Ravana, o inimigo de Ramachandra, e então todos pensaram que Bibhishana tinha vindo como espião. Mas Ramachandra disse: “Talvez ele tenha vindo comoespião, yalvez não. Mas já que ele tomou abrigo em Mim, tenho de protegê-lo, Eu tenho que garantir de que lele não será expulso.” Então, a primeira questão será que, quando nós nos abrigamos, haveria alguma deficiência em nós ou não. Caso contrário, por que estamos abandonando a consciência de Krishna no meio do caminho? Muitos podem ir embora e deixar de praticar, ou de alguma forma algum distúrbio pode advir. Mas qual é o processo para expulsar esse distúrbio? O processo e apresentado pelo Próprio Krishna:
Satam prasangan mama virya-samvido
Bhavanti hrt-karna-rasayanah kathah
Sraddha-ratir bhaktir anukramisyati
(Srimad-Bhagavatam 3,25.25)
   Precisamos de bons amigos e de boa associação para podermos prosseguir alegremente. E o outro fator é que, se nossa rendição for perfeita, então a fé virá até nós proveniente do nível superior e nos protegerá. Se alguém estiver plenamente rendido a Krishna na Sua forma do Guru ou do sadhu, Krishna certamente o protegerá. Mas às vezes, é também uma questão de tempo para que Krishna aceite aquele devoto, ou quanto de tempo Krishna gastará com ele. Mas não devemos perder as esperanças por causa disso. Quando a hora realmente chegar, com certeza compreenderemos. Isso pode acontecer em bem pouco tempo - pode estar bem diante de nós ou poderá demorar um longo tempo, longotempo. Mas, o que é o tempo? Talves, nesse tempo, possam se passar alguns nascimentos, mas isso é também algo muito pequeno. É muito insignificante em relação ao tempo infinito. Obtemos nossa esperança de Krishna. E isso é cem por cento certo. Mas, enquanto esperamos por essa posição de liberação deste meio ambiente mundano, e se quisermos prosseguir até o nosso destino, a associação com os devotos de Krishna nos ajudará mais do que tudo. Tal associação pode dar alívio e nutrição à nossa mente e alma.
   O Senhor Kapiladeva disse à Sua mãe Devahuti: “Mãe, por favor, não se preocupe. Você é uma mulher e não tem a habilidade para ler os Vedas, e você não pode praticar yoga e outras coisas, mas não se preocupe. Estou sempre satisfeito com Meus servos que se ocupam vinte e quatro horas ao dia em Meu serviço. Apenas tente obter a associação deles. Através dessa associação sua vida de prática progredirá alegremente”. Isso significa sravanam, kirtanam, vandanam, etc. O Senhor diz: “Se você ouve de Meus servos a Meu respeito, e em sua associação, alegremente canta o Mahamantra Hare Krisna e Minhas glórias, você obterá muita nutrição para a prática de sua vida espiritual. Assim, no final, você obterá uma devoção forte e firme, e um forte apego à Minha Forma Transcendental”. É necessário que os praticantes obtenham o verdadeiro sadhu-sanga, a associação com santos de verdade. É possível obter sadhu-sanga de duas maneiras. Do shastra-bhagavata (os livros santos), e do bhakta-bhagavata (a pessoa santa). Quando não há santo - quando não encontramos um verdadeiro sadhu para obtermos a sua associação - nesse momento, podemos obter a ajuda dos livros santos. Nesta era, isso trará grande ajuda ao praticante. Tanto nosso Guru Maharaj quanto Srila Swami Maharaj deram-nos muitos livros santos como instrução para nossa vida de prática. Se lermos esses livros, obteremos muita força e nutrição, e poderemos prosseguir muito alegremente rumo a nosso destino.
   Então, se um sadhu vivo não estiver diante de mim, devo tentar ler seus livros, e outra coisa que podemos fazer é buscar a associação direta com Krishna através de Seus Santos Nomes. Esse é o Mahamantra Hare Krishna. Esse método serve somente para esta era de Kali-yuga. Não serve para outras eras. A Kali-yuga oferece uma ótima oportunidade às almas condicionadas. O Próprio Krishna aparece em Seu Nome, na forma do Mahamantra. Não há diferença entre o Mahamantra Hare Krishna e Krishna. Todas as Escrituras nos ensinam isso.
   O Nome e a Pessoa são idênticos. Eles são tanto transcendentais quanto eternos. Então, se tentamos cantar esse Santo Nome com fé, respeito e sem ofensa, então obteremos a associação direta com Krisjna, e também aumentará nosso humor de serviço a Krishna.
   Assim, esses três métodos encontram-se imediatamente à nossa frente. Se pudermos obter os três, isso será muit bom, mas em todo caso, devemos servir ao Mahamantra Hare Krishna. Cante Hare Krishna e tente obter Sua Santa associação. E, para a nossa vida de prática, se não pudermos obter a associação de uma pessoa santa, de um sadhu, ainda poderemos ter os livros santos. Esse é o processo esperançoso que nos permitirá atingir nosso objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário