Guru-Parampara

Guru-Parampara
No princípio, eu costumava pensar que ‘agora, estão pedindo que me renda a um Vaishnava, mas chegará o dia em que o anseio interior de meu coração por uma conexão direta com Krishna será satisfeito’. Mas, com o passar do tempo, cheguei à realização de que o Vaishnava é tudo!” (Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

É Devoção ou Emoção?

Jay Guru Maharaj ki jay! 

Na última vez, eu conversava sobre devoção e até que ponto a devoção pode se elevar até a misericórdia de Radharani. Mas aqui surge uma dúvida: é devoção ou emoção? Ouvimos tantas coisas sobre o mundo espiritual, ouvimos tanto, lemos tantos livros, livros espirituais, e, nisso, obtivemos algum conhecimento. Mas não conseguimos esperar por isso e desejamos começar imediatamente nossa vida de praticantes e, se agirmos assim, na maioria das vezes, isso irá para o lado emocional. Na realidade, é preciso diferenciar devoção de emoção, caso contrário seremos enganados. Srila Saraswati Thakur expressou muito bem  o carater da devoção: "Devemos estar sempre prontos para servir conforme o desejo do Mestre, fazer isso será devoção." 

Não cabe a nós oferecer ao Mestre qualquer coisa segundo nosso próprio gosto, pois isso poderá não receber a Sua aprovação. Devido a não ser tão pura, esta situação material nos faz depender sempre da aprovação do Mestre Espiritual. Ele faz parte da fonte de toda potência. Ele é o agente predominador e nós somos o agente predominado. Não temos qualquer outro dever além de cuidar de cumprir os desejos do Mestre. Não precisamos restringi-lO. Ele é o proprietário de tudo e tudo se encontra dentro de Seu âmbito. Não precisamos pô-lO sob o controle de algumas restrições, como se Ele fosse um produto da natureza e a natureza não fosse um de Seus produtos. Devemos viver  sempre conforme as regras da ordem civil, caso contrário poderá surgir alguma inquietação ou perturbação dentro da sociedade. 

Nas transações com nossos amigos, devemos lembrar a máxima: "Faça aos outros o que deseja que lhe façam". Mas a causa é diferente em nossos relacionamentos com o Absoluto. O Absoluto exige tudo para Si como proprietário, e, portanto, todas as propriedades destinam-se apenas para Seu serviço e não para servir a ninguém mais. Uma vez que somos dependentes, devemos ser restringidos por todos os modos, mas não precisamos restringir o Mestre. Obtivemos alguma independência, mas não devemos indulgir nessa independência de modo a restringir o Mestre. Não devemos pensar nEle como pensamos sobre Suas criaturas. Quando o Absoluto deseja algo, estamos moralmente comprometidos a oferecer-Lhe nossos serviços e a cuidar de Suas necessidades. Se Ele pensa que é o esposo, todos devem ser Suas esposas. A alma deve adornar seu corpo segundo o gosto de seu Esposo. Ela deve equipar-se de tal modo que satisfaça seu Mestre. Não devemos pensar que o Supremo deva ser um agente predominado para servir a nossos objetivos. Não podemos pô-lO sob nosso controle. Não nos é permitido fazer isso. Por sermos tão pequenos, somos incapazes de fazer isso. Não temos o poder de torná-lO nosso dependente. Não devemos pensar que Ele deva atuar como nosso pai e servo, tal como fazem nossos pais mundanos desde o início de nossas vidas. Precisamos servir e adorar a Bala Krishna, a criança Krishna, e a Seus pais. 

Não preciso ler muitos livros religiosos para resolver qualquer problema. Deixe que as pessoas que têm muito medo dos problemas deste mundo leiam os Vedas. Não penso que a tendência pessimista de minha mente tenha de me envolver na leitura desses livros. Trata-se de transações sem vida. Desejo pela coisa viva. Vejo que Nanda, como pai de Krishna, obteve o privilégio de nutrir e criar a criança Krishna desde o começo. Assim, é melhor para mim ter a Nanda como meu preceptor, em vez de todos esses livros. A criança Krishna é vista engatinhando no corredor da casa de Nanda. Eu também vou adorá-lO como Seu pai-servo. Portanto, o pai-servo deve ser meu preceptor. Não devo pedir a Ele que se torne meu amigo, mas, em vez disso, devo me tornar Seu amigo. Preciso render meus serviços a Ele como um amigo. Eu também gostaria de ser conhecido como Seu amigo confidencial e não como um Seu amigo reverente. Aduladores costumam adular o mestre, posando a si mesmos de amigos. Não devo ser Seu amigo adulador. Preciso gostar de ser Seu amigo confidencial. Não hesitarei em oferecer-Lhe qualquer comida que eu já tenha saboreado para ver se era saborosa ou não. Somente se achar que a comida é boa, eu a levarei diante do Senhor Supremo –enquanto que nosso amigo reverente não permitiria tal conduta que em muito contraria as idéias dos adoradores reverentes do Senhor. Mas Sri Krishna Chaitanya nos disse que devemos ser Seu amigo confidencial em vez de posarmos como amigos num humor reverente. O humor reverente estabelece uma espécie de cortina entre nós. O Absoluto tem o direito de receber os diversos serviços prestados por Seus servos. O Senhor diz que está sempre pronto para aceitar o serviço de Seus servos não importa a forma como sejam oferecidos. 

Pessoas comuns não entendem o que seja religião. A maioria das pessoas apenas tolera a hipótese do serviço, exceto pela escola da devoção. Os impersonalistas desejam submergir na Personalidade de Deus. Outros pensam que podem se livrar de todas as misérias aniquilando sua personalidade individual. Os adoradores de muitos deuses pensam que, a longo prazo, atingirão um estado onde não existem características manifestas ou designadas. Os devotos referem-se a tais pessoas como não devotos, ateus e céticos. Também existem pessoas que tentam se elevar por meio de seus próprios esforços. Elas declaram que conseguiram um objetivo definitivo pelo qual trabalhar, caso contrário, seriam chamados de desvairados ou loucos. Essas pessoas realizam seu trabalho para obter algo em troca. 

Então, devemos tentar diferenciar e realizar sabiamente a respeito de nossa devoção e emoção. A devoção nos ajudará, se formos submissos a nosso Senhor, submissos a nosso Mestre –a devoção sempre nos ajudará. As Escrituras dizem que a devoção concede devoção. Não precisamos temer mas devemos ser cuidadosos, desse modo não perderemos um momento que seja para a emoção. Lágrimas podem surgir no serviço a  Krishna e os devotos também precisam restringir isso, pois, nesse caso, a nossa realização também será apontada: trata-se de devoção ou de emoção? Saraswati Thakur disse que,  se tentarmos desse modo sob a orientação de nosso Mestre Divino, obteremos a verdadeira devoção e as atividades do serviço devocional ao Senhor.  

Jay Gurudev! Jay Sri Guru Maharaj! 

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